Clientes - Façam bem façam mal...
Posted by @mikedgraphic | Posted in Design, produzindo | Posted on 20:29
Vamos falar agora sobre clientes... Clientes, clientes, clientes...
Existe raça mais mal feita do que essa?
Clientes parecem ser piores do que uma banca de TCC,
Nunca estão satisfeitos com seu trabalho [apesar de falarem que você tem muito talento], sempre fazem você correr de um lado pro outro enviando milhões de leiautes [ou layout se preferir], e nunca escolhem o seu melhor trabalho para finalização.
Claro, não vamos criar um estereótipo tão frio e cruel assim, afinal um não pode manchar montar a fama de todos, o que acontece é que existem alguns clientes que realmente tem uma base do que é "bom" ou "ruim", o problema é que eles acabam levando isso para um lado mais pessoal, um bom exemplo são aqueles que não gostam de um trabalho, por que você colocou um elemento do qual ele teve trauma de infância.
Ou seja, tome cuidado com seus clientes, tente fazer com que o pior vire o melhor.
Outra coisa que se deve ter muito cuidado, e com a aprovação final de um trabalho, não leve o trabalho para a gráfica, até que esteja satisfeito com ele, às vezes o cliente escolheu um leiaute, tente trabalhar ao máximo, sem fugir do que ele era.
Tenha referências, veja o processo de atualização de marcas famosas, existem vários sites onde você pode ver o logo de uma empresa através da história.
Quando você estiver satisfeito com trabalho, pode ter certeza que o cliente ficará, e o resultado final será gratificante.
Agora vamos falar daquele outro tipo de cliente, o cliente que todos esperam ter... O cliente direto!
Esse cliente é o que parece [para muitos] ser o melhor, todos querem um cliente assim, afinal, é fácil de lidar, sempre aprova o trabalho que você gosta, ou seja, ele é perfeito aos olhos de quem vê.
Mas ele tem os piores defeitos de todos, primeiro, chora muito para que você dê um desconto no trabalho, e o outro, tem as maiores chances de te abandonar [e olha que abandona mesmo].
Por que ele te abandona?
Simples.
O trabalho que você faz com ele, é muito menos elaborado, você sabe que ele aprova o leiaute mais simples que você fizer. O problema é exatamente esse, como seus trabalhos não estão sendo tão elaborados, ele vê um trabalho de outras pessoas [ou agência], e lhe agrada mais aos olhos, logo, muda de agência e esquece todo o tempo de fidelidade a você.
O melhor cliente é aquele no qual você consegue conversar com ele, ele te manda um projeto e você discute com ele o que vai fazer uma relação íntima de amizade e dedicação. Quando estiver nesse nível cm um cliente, tenha certeza, dificilmente ele te largará.
Por isso não deixe de fazer o seu máximo em um trabalho, afinal fidelidade vêm junto com dedicação, se dedique a seu cliente, não só por que ele paga mais ou por que com ele você tem mais chance de se diferenciar no mercado.
Agora me diga...
Vale a pena se dedicar ou apenas ganhar dinheiro?
A imagem é uma tirinha de uma série de comédia+heavy metal, que aborda sobre o dia a dia do designer de maneira cômica, essa e outras podem ser achadas no www.deathsign.com .
Michael Lucas
Designer Gráfico
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