Como criar e salvar uma tipografia em Truetype [ *ttf ] - Parte 01

Posted by @mikedgraphic | Posted in , | Posted on 20:12


Bom, estava eu dando uma olhada nos softwares de ilustração vetorial, e há algum tempo fiquei sabendo que o Corel Draw, podia exportar os vetores em formato Truetype [tipografia], só que a minha curiosidade não tinha se manifestado, era apenas uma informação não aplicada. Até que estava eu criando logotipos para minha monografia [vulgo TCC], e uma das idéias continha apenas tipografia, então pensei que, se eu quisesse aplicar aquele tipo em toda a identidade visual do meu projeto, seria melhor que eu tivesse um arquivo de fontes, então como eu criei essa tipografia e salvei explicarei nas próximas linhas...
1º Passo: Para começar esboce com papel ou caneta em um pedaço de papel [no mínimo] um alfabeto com maiúsculas e minúsculas. Depois de terminado, se suas condições financeiras forem boas, você poderá digitalizar esse esboço, caso contrário, podemos ir para o próximo passo.
2º Passo: Com o esboço digitalizado ou não, abra o software de ilustração vetorial de sua preferência [illustrator- minha preferência, corel draw – vai ser bom começar aqui, já que o trabalho finalizado vai ser aqui], e vetorize cada caractere que você criou, se estiver no illustrator, quando terminar salve no formato Encapsulated PostScript [EPS], se estiver no corel, separe cada caractere em uma página diferente.

Clique para Ampliar
Clique na imagem para ampliar 
3º Passo [se estiver usando o illustrator]: crie um novo arquivo em branco no corel e importe o arquivo EPS para cá. Depois, clique com o botão direito do mouse, e desagrupe todos os objetos.

Clique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliar
4º Passo [Depois de importar, ou se tiver dificuldades em criar páginas] : A marca vermelha indica o ícone de adição de novas páginas ao arquivo. Depois que criá-las coloque cada caractere em uma página e alinhe pela esquerda e por baixo.
Clique na imagem para ampliar


.... continua .....

Comments (0)

Postar um comentário