A vida de um Designer
Posted by @mikedgraphic | Posted in Clientes, Design | Posted on 20:09
Pra quem está do lado de fora, a vida de um Designer pode parecer mil maravilhas, afinal por quê não seria... não temos horário fixo no trabalho, ganhamos por projeto, não precisamos usar trajes desconfortáveis [ mas não andamos pelados não, não se empolgue ], estamos sempre nos divertindo com o que estamos fazendo [ afinal, WE LOVE DESIGN ].
Só o que muitos não percebem, é esse lado oculto da força [O.O]...a vida de um designer, na maioria das vezes é um caos descontrolado, e as coisas vão desde a simples falta de um PC [ um iMac de preferência ], passam por clientes insatisfeitos com verdadeiras obras primas [ e como são insatisfeitos ] e até os problemas com a impressão final e/ou distribuição final do projeto.
Devido à esses grandes fatores, os designers profissionais têm recorrido a outras maneiras de conseguir grandes projetos sem precisar depender de uma empresa, mas conseguir grandes trabalhos [ quando digo grandes, me refiro a projetos de clientes com nome no mercado como Nokia,Samsung, Nike, Coca-Cola ], os designer da atualidade, têm criado um novo tipo de empresa, entitulada como "Coletivo".
O que é um coletivo?
Coletivos, são grupos de designer espalhados desde cidades do mesmo país até vários países, que trabalham como se fosse uma grande empresa, só que dispensam certas áres burocráticas [ os malditos sugadores de sangue do Adm's ] e que têm funcionado muito bem até hoje. A comunicação entre eles normalmente é feita via web [ teleconferências, emails, mensagens instantâneas ]
e dificilmente hà problemas com clientes.Pois os quando um coletivo é selecionado pra fazer um trabalho, eles escolhem entre si, quem tem mais facilidade com aquele tipo de projeto, quem está mais disponível, tudo é bem aberto, hierarquia só existe mesmo quando se precisa de representantes para discutir com um cliente o briefing do projeto, ou quando um projeto está em andamento é vital que alguém esteja coordenando-o.
Mas como coletivos, ainda não superam as agências, ainda têm muito designer aí pelo mundo trabalhando como Freelancer, sendo que existem ótimos talentos, que não são explorados devido ao preconceito de agências x freelancers e vice-versa.
Devido à esses grandes fatores, os designers profissionais têm recorrido a outras maneiras de conseguir grandes projetos sem precisar depender de uma empresa, mas conseguir grandes trabalhos [ quando digo grandes, me refiro a projetos de clientes com nome no mercado como Nokia,Samsung, Nike, Coca-Cola ], os designer da atualidade, têm criado um novo tipo de empresa, entitulada como "Coletivo".
O que é um coletivo?
Coletivos, são grupos de designer espalhados desde cidades do mesmo país até vários países, que trabalham como se fosse uma grande empresa, só que dispensam certas áres burocráticas [ os malditos sugadores de sangue do Adm's ] e que têm funcionado muito bem até hoje. A comunicação entre eles normalmente é feita via web [ teleconferências, emails, mensagens instantâneas ]
e dificilmente hà problemas com clientes.Pois os quando um coletivo é selecionado pra fazer um trabalho, eles escolhem entre si, quem tem mais facilidade com aquele tipo de projeto, quem está mais disponível, tudo é bem aberto, hierarquia só existe mesmo quando se precisa de representantes para discutir com um cliente o briefing do projeto, ou quando um projeto está em andamento é vital que alguém esteja coordenando-o.
Mas como coletivos, ainda não superam as agências, ainda têm muito designer aí pelo mundo trabalhando como Freelancer, sendo que existem ótimos talentos, que não são explorados devido ao preconceito de agências x freelancers e vice-versa.
Michael Lucas
Designer Gráfico
Comments (0)
Postar um comentário